Painel do site

Rota dos Grandes Parques do Nordeste

(…) / SALVADOR / IGATU / MUCUGÊ / LENÇÓIS / CHAPADA DIAMANTINA / PETROLINA / SÃO RAIMUNDO NONATO / SERRA DA CAPIVARA / JUAZEIRO DO NORTE / CRATO / MISSÃO VELHA / BARBALHA / SANTANA DO CARIRI / GEOPARK ARARIPE / QUIXADA / JUATAMA / SERRA DO ESTEVÃO / FAZENDA NÃO ME DEIXES / FORTALEZA / (…)
13 dias – 12 noites

PROGRAMAÇÃO:

1º DIA – Salvador / Igatu (Chapada Diamantina)
Saída as 07:00 horas da manhã e embarque em nosso veículo com destino a cidade de Igatu, distante cerca de 430km de Salvador, o tempo de viagem é de cerca 6 horas. A vila de Igatu é famosa por sua particular arquitetura toda feita com blocos de rocha abundantes na região que ficou famosa pelo garimpo de diamantes. Visitaremos a galeria de arte de Igatu e as ruínas da antiga cidade, e curtir o imperdível pôr-do-sol na piscina da pousada.

2º DIA – Igatu (Chapada Diamantina) / Mucugê
Saída pela manhã, check OUT pousada e seguimos em direção a Ibicoara, para conhecer uma das mais belas cachoeiras da Chapada Diamantina, a cachoeira do Buracão. Em Ibicoara, atravessamos a estrada de chão cruzando o Campo Redondo, até o início da trilha. A caminhada segue plana as margens do Rio Espalhado, onde já somos surpreendidos pela beleza da Cachoeira das Orquídeas que fica no início da descida que dá acesso o cânion do Buracão, um dos lugares mais belos do passeio, por onde seguiremos a nado flutuando com os coletes ou pelas pedras, até a cachoeira. Depois do banho e fotos, retornamos por trilha para curtir o visual de cima da cachoeira. Parada para lanche e retorno pela mesma trilha, pernoite na cidade de Mucugê, noite livre.

3º DIA – Mucugê / Lençóis (Chapada Diamantina)
Após o café da manhã check OUT hospedagem, seguimos em direção aos dois Poços mais famosos da Chapada Diamantina. Começamos de manhã com o Poço Encantando e na sequência vamos para o Poço Azul. Saída as 8:30. Seguimos de carro até o Poço Encantado, uma imensa piscina natural de água azul turquesa dentro de uma gruta de calcário, considerado um dos atrativos mais impressionantes da região. Por uma entrada de luz, um raio do sol cruza o Poço até o fundo, a 60m de profundidade. Depois, seguimos para o Poço Azul, onde faremos uma flutuação no interior da gruta e depois um merecido almoço de comidas típicas. A tarde seguimos em direção a cidade de Lençóis, principal cidade do Parque Nacional da Chapada Diamantina, hospedagem no hotel escolhido, noite livre.

4º DIA – Lençóis (Chapada Diamantina)
Dia de conhecer as famosas grutas de calcário na região de Iraquara, com seu subsolo de rochas calcárias de milhões de anos, repleto de grutas e cavernas com formações rochosas raríssimas. Saímos às 8:30 em direção a Gruta da Lapa Doce. Com a ajuda de um guia local, conheceremos as belíssimas formações de estalactites, estalagmites, espeleotemas e colunas em seu interior. Após a travessia, parada para almoço de comidas típicas, antes de seguimos para a Pratinha, ideal para um banho nas águas cristalinas do Rio Pratinha e visita a Gruta Azul. O local oferece passeios opcionais de mergulho de flutuação no interior da gruta e tirolesa. No final da tarde, fechando o dia, seguimos para o Morro do Pai Inácio, onde iremos contemplar um dos visuais mais famosos da Chapada Diamantina.

5º DIA – Lençóis / Petrolina / São Raimundo Nonato
Saída por volta das 05:00 horas da manhã, check OUT hospedagem e deslocamento por cerca de 500km até a cidade de Petrolina, famosa pela produção de vinho e por ter o Rio São Francisco cortando a cidade e fazendo divisa com o Estado de Pernambuco. O tempo de viagem para esse primeiro trecho é de cerca de 8 horas. Depois seguimos por mais 310km até a cidade de São Raimundo Nonato, num trecho que irá levar mais 5 horas de viagem aproximadamente, hospedagem no hotel escolhido.

6º DIA – São Raimundo Nonato (Serra da Capivara)
Saída após o café da manhã para conhecer a pequena cidade de São Raimundo Nonato que é a porta de entrada para um dos mais importantes Parques Nacionais do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, rico por seus inúmeros sítios arqueológicos e inscrições rupestres. A tarde seguimos em direção ao Boqueirão da Pedra Furada, são vários sítios arqueológicos com paisagens cênicas, panorâmicas e a Pedra Furada, restante do dia livre para explorar da melhor forma o Parque Nacional da Serra da Capivara, noite livre.

7º DIA – São Raimundo Nonato (Serra da Capivara)
Após o café da manhã, seguimos em direção ao Parque Nacional da Serra da Serra da Capivara. Visita ao Desfiladeiro da Capivara, Baixão da Vaca e as tocas da entrada do Pajaú. Todos são sítios arqueológicos com figuras rupestres caracterizadas com grafismo reconhecíveis (figuras humanas, animais, plantas e objetos) e grafismos puros, os quais não podem ser identificados. Escritas nas rochas à milhares de anos. Parada para almoço na Cerâmica da Capivara, em seguida tour pela fábrica da cerâmica para conhecer como é a técnica de fabricação e confecção das peças. Por fim, faremos uma visita ao Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato. Retorno ao hotel. Noite livre.

8º DIA – São Raimundo Nonato (Serra da Capivara)
Saída do hotel às 7hs horas onde visitaremos o Circuito da JURUBEBA E INVENÇÃO. Jurubeba é uma trilha interpretativa da Fazenda Jurubeba, fornece informações sobre o meio ambiente e a cultura do homem do Sertão Nordestino, foi preparado para que tanto o visitante como o morador local conheçam e valorize os sítios arqueológicos, pré-históricos e históricos e compreendam as diversas nuances do patrimônio dessa região. Após essa visitação, parada para almoço no Sítio do Mocó (não incluso) por volta das 13h00. A tarde faremos o Sítio do Meio, segundo sítio de maior expressão do Parque pelos achados arqueológicos. Retorno para o Hotel às 17hs.

9º DIA – São Raimundo Nonato / Juazeiro do Norte
Saída após o café da manhã, check OUT hospedagem e deslocamento por cerca de 560km até a cidade de Juazeiro do Norte, segunda maior cidade do Ceará, localizada no extremo sul do Estado e cercada pela Chapada do Araripe, a cidade é também um dos maiores centro de peregrinação religioso do Nordeste, sendo o local de devoção do Padre Cicero Batista, hospedagem em hotel local.

10º DIA – Juazeiro do Norte (Geopark do Araripe)
Saímos pela manhã para visitar o Geopark Araripe, que envolve os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Este território está inserido em uma região caracterizada pelo importante registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica. Visita ao Museu de Paleontologia localizado na cidade de Santana do Cariri, também vamos acompanhar o processo de retirada da “Pedra Cariri”, muito utilizada como ornamento e outros fins, hospedagem em Juazeiro do Norte, noite livre.

11º DIA – Juazeiro do Norte / Quixadá
Saída após o café da manhã, check OUT hospedagem e deslocamento pelo interior do Ceará em direção a Sertão Central, mais precisamente a cidade de Quixadá, distante cerca de 330km, o tempo de viagem é de cerca de 5 horas, hospedagem no distrito de Juatama no Resort Pedra dos Ventos, ao fim do dia contemplação do belíssimo Pôr do Sol do alto do monólito, noite livre.

12º DIA – Quixadá
Após o café da manhã seguimos em direção a Serra do Estevão, distante cerca de 40 km, essa serra é considerada o local mais elevado do município de Quixadá e onde encontra-se o Mosteiro Santa Cruz, mantido pelas irmãs da ordem religiosa das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, visita guiada pelas irmãs aos principais salões e recintos do mosteiro. Após nossa visita seguimos em direção ao belíssimo açude do Cedro, uma obra magnifica da arquitetura, considerado o primeiro açude público do Brasil, construído durante o Reinado de D. Pedro II, lá encontra-se a famosa Pedra da Galinha Choca, uma formação rochosa enigmática e bela. Depois seguimos para a cidade de Quixadá aonde iremos visitar alguns de seus atrativos históricos, como o CHALÉ DA PEDRA, construção histórica localizada no centro da cidade de Quixadá datada da década de 1920 que tem como uma de seus principais atrativos, o fato de estar sobre um monólito. Hoje abriga um centro cultural com destaque a RAQUEL DE QUEIROZ, uma das principais escritoras da literatura portuguesa e que tem a cidade de Quixadá como principal palco para sua primeira obra, O QUINZE, que retrata a grande seca ocorrida no ano de 1915 e a fuga dos retirantes em direção à cidade de Fortaleza. Após essa breve visita seguimos de volta ao nosso hotel para almoço e descanso. A tarde seguimos por uma pequena estrada de terra em direção ao Santuário Mãe Rainha do Sertão, localizado a poucos quilômetros da sede do município. Esse santuário localiza-se na serra do Urucum e tem uma vista fantástica de toda a região, um lugar de paz, tranquilidade e belezas intocadas, ao fim do dia regresso ao hotel.

13º DIA – Quixadá / Fortaleza
Check OUT pousada e deslocamento em direção à cidade de Fortaleza, distante cerca de 180km, seguimos pela CE-060 passando pela Fazenda Não Me Deixes, refúgio criado pela Escritora Rachel de Queiroz e que guarda grande parte de suas memórias e histórias de seus livros, rápida parada para visitar a propriedade, depois continuamos pela CE-060 passando pelos municípios de Caio Prado, Itapiúna, Capistrano de Abreu, Aracoiaba, Acarape e Fortaleza. FIM DE NOSSOS SERVIÇOS.

INCLUI:
– 12 pernoites com café-da-manhã em apto. SINGLO, DUPLO ou TRIPLO em Igatu, Mucugê, Lençóis, São Raimundo Nonato, Juazeiro do Norte e Quixadá;
– Transporte realizado em veículo 4×4 durante todo o percurso;
– Guia local visitando os atrativos da Vila de Igatu;
– Trilha para a cachoeira das Orquídeas e cachoeira do Buracão com acompanhamento de guia local e lanche incluso;
– Visita a cidade de Mucugê e Projeto Sempre Viva;
– Visita ao Poço Encantado e Poço Azul na Chapada Diamantina;
– Visita a Gruta da Lapa Doce, Gruta da Pratinha, Rio Pratinha e Gruta Azul na Chapada Diamantina;
– Visita ao Morro do Pai Inácia;
– Visita ao Desfiladeiro da Capivara, Baixão da Vaca e Sitio Pajaú no Parque Nacional da Serra da Capivara;
– Visita ao Museu do Homem Americano (ingresso incluso);
– Visita à Fábrica de Cerâmicas em São Raimundo Nonato;
– Circuito Jurubeba e Invenção em São Raimundo Nonato;
– Visita ao Sitio do Mocó e Sitio do Meio no Parque Nacional da Serra da Capivara;
– Visita ao Sitio do Boqueirão da Pedra Furada no Parque Nacional da Serra da Capivara;
– Visita ao Geopark do Araripe e as cidade de Missão Velha, Nova Olinda e Crato;
– Visita ao Museu de Paleontologia na cidade de Santana do Cariri;
– Visita ao Vale Monumental dos Monolitos em Quixadá;
– Visita ao Açude do Cedro em Quixada;
– Visita ao Santuário Mãe Rainha do Sertão e Serra do Estevão;
– Tour pela cidade de Quixada com parada no Chalé da Pedra – Casa de Cultura Rachel de Queiroz;
– Visita a Fazenda Não Me Deixes;
– Kit Safari – NORDESTEO OFF ROAD;
– Seguro Viagem.

NÃO INCLUI:
– Almoços e jantares (exceto os mencionados no itinerário)
– Quaisquer eventuais gastos pessoais;
– Passeios extras não descriminados no roteiro.
– Gorjetas;

OUTRAS INFORMAÇÕES:
– Procure levar roupas leves e confortáveis, não esquecendo o chapéu e o bloqueador solar;
– Procure levar seus medicamentos, pois em alguns lugares não existem farmácias;
– Coopere sempre com o guia/condutor seguindo todas as orientações;
– Não recomendável para pessoas recém operadas, portadoras de alguma deficiência física incapacitante ou extremamente alérgica a insetos e a comidas;
– Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
– Passageiros com idade igual ou superior a 70 anos deverão pagar um extra de R$ 200,00 ao seguro viagem.
– Os itinerários aéreos poderão sofrer alterações buscando os melhores horários e valores para o grupo.
– As hospedagens poderão ser modificadas sem aviso prévio desde que permaneçam na mesma categoria apresentada.
– Recomendamos que seja dado ao motorista e ao guia gorjeta ao fim do passeio, sugerimos que o valor seja de R$ 5,00 por pessoa/dia

POLITICA DE CANCELAMENTO E DEVOLUÇÕES (de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985, do Ministério do Turismo)

O valor em percentual a ser restituído será de:
– 90% até 31 dias do início da viagem;
– 80% de 21 a 30 dias do início da viagem;
– 0% a 80% a menos de 20 dias do início da viagem.

– – – – – – – – – –

Não tenha pressa. O passeio tem um ritmo próprio. Se você ficar ansioso, querendo vivenciar tudo de uma só vez, não vai conseguir aproveitar a viagem. Esteja “espiritualmente e fisicamente” preparado para imprevistos que poderão ocorrer.

Open chat
Como posso ajudar?
Olá!!
Como podemos te ajudar?